NASONEX

SCHERING PLOUGH

mometasona, furoato

Glicocorticóide tópico. 

USO ADULTO E PEDIÁTRICO (ACIMA DE 2 ANOS).

Apresentações.

NASONEX apresenta-se em cartucho com: 1 frasco com 18 g contendo 120 atomizações. 1 frasco com 9 g contendo 60 atomizações. O spray nasal aquoso NASONEX é composto por um dispositivo spray com bomba manual, dosimetrado, que contém uma suspensão de furoato de mometasona de coloração branca ou quase branca. 

Composição.

Cada aplicação do spray nasal aquoso NASONEX libera aproximadamente 50 mcg de furoato de mometasona. Componentes inativos: celulose microcristalina, carboximetilcelulose, glicerol, ácido cítrico, citrato de sódio, polissorbato 80, cloreto de benzalcônio e água purificada.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
MS 1.6614.0006. 

Mometasona, furoato

Ações terapêuticas.

Corticosteroide tópico.

Propriedades.

O furoato de mometasona é um corticosteroide sintético de potente atividade antiexsudativa e anti-inflamatória, que é empregado em diversas formas farmacêuticas a 0,1% (creme, ungüento, loção). A absorção sistêmica do fármaco a partir de qualquer uma dessas apresentações é similar (5-6% da dose aplicada). Possui as propriedades de todos os corticosteroides tópicos: anti-inflamatórias, antipruriginosas e vasoconstritoras, e seu mecanismo de ação é devido à indução de formação de proteínas inibidoras da fosfolipase A2, o que resulta na diminuição da síntese de prostaglandinas e leucotrienos. 

Indicações.

Dermatoses e dermatites sensíveis a corticoides.

Posologia.

Aplicar uma camada fina da preparação sobre a pele, uma vez por dia.

Superdosagem.

Supressão reversível do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

Reações adversas.

Podem ocorrer reações locais: ardência, prurido, irritação, ressecamento, furunculose, foliculite, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite peitoral, dermatite alérgica de contato, maceração da pele, infecção secundária, atrofia da pele, estrias e fissuras cutâneas.

Precauções.

A absorção sistêmica dos corticosteroides tópicos pode causar, em alguns pacientes, supressão reversível do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, manifestações da síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria. A aplicação prolongada, em áreas extensas, e as compressas oclusivas favorecem o incremento da absorção sistêmica dos corticosteróides tópicos. As compressas oclusivas devem ser evitadas ao utilizar-se este corticosteróide tópico. O uso durante a gravidez deve estar restringido a um curto período de tempo e a pequenas áreas da pele. A lactação deve ser suspensa se o furoato de mometasona for administrado à mulher que amamenta.

Contraindicações.

Hipersensibilidade ao fármaco ou a algum dos componentes das diversas formas farmacêuticas.